Crédito Universitário PRAVALER Vale a Pena?

A parte mais difícil de um estudo de nível superior é custear a mensalidade. Sempre há boas alternativas como as bolsas do ProUni, o FIES e como opção o crédito universitário Pravaler. Vale avaliar para saber se vale a pena e atende as suas necessidades. Saiba mais!

Como funciona o Crédito Pravaler?

O Pravaler é um programa de crédito estudantil privado. Não possui parceria alguma com o Ministério da Educação e não necessita de aprovação de nenhum órgão educativo. 

Para entender melhor como funciona o Pravaler você precisa compreender que qualquer instituição financeira no Brasil devidamente registrada no Bacen e cumprindo as regras pode oferecer financiamento. Logo, é erro pensar que existe como crédito apenas o Fies. Muitos bancos (públicos e privados) ofertam linha de crédito apenas para custear mensalidades do ensino superior. 

O crédito Pravaler é ofertado por uma financeira e funciona nos mesmos moldes de um financiamento de carro ou imóvel, apenas com juros mais baixos. O valor do curso é somado na íntegra (todas as mensalidades) e com prazo para pagamento posterior. 

O modelo de crédito do Pravaler é semelhante ao utilizado por muitas universidades e faculdades do Brasil. O aluno não paga nada enquanto estuda mas deve quitar o saldo ao final somando os jutos. 

Como conseguir um crédito universitário Pravaler

Para conseguir um crédito universitário Pravaler é preciso se cadastrar no site e informar seus dados pessoais para avaliação. 

Entre no site e informe nome completo, escolhendo a instituição de ensino a qual deseja o crédito e o curso. O sistema irá analisar as informações necessárias e o crédito é aprovado na hora. Depois é só seguir o passo a passo de matrícula e apresentar os documentos. 

Um dos diferenciados do Pravaler em comparação ao Fies é não necessitar ser baixa renda ou ter feito o Enem. Contudo, algumas regras são bem semelhantes. Uma delas é ter um fiador apto a pagar a dívida caso o estudante não consiga e este deve ter renda comprovada. 

O crédito universitário Pravaler vale mesmo a pena?

Crédito estudantil sempre necessita ser analisado com calma, seja do Pravaler ou não. Os juros são mais baixos em comparação a um empréstimo, um tipo de verba que alunos costumam recorrer quando não conseguem arcar com os custos de mensalidades atrasadas. Uma programação antecipada ajuda a folgar a renda do universitário e setorizar a verba em outros gastos acadêmicos para um estudo de melhor qualidade. 

Mas sempre há um ponto importante a analisar: a vida profissional do graduado começa com uma dívida. Há juros e caso o crédito não seja pago pode ser aberto processo judicial com penhora e execução de bens. 

O crédito ajuda a quem não pode pagar agora a mensalidade mas é importante pensar em longo prazo. A dívida fica e há outros custos com diploma na mão. Nem sempre todos conseguem um emprego rápido e pode ser mais interessante tentar uma bolsa de estudos. 

super-feirao-passagens-gol