Como mudar local da prova no Enem

Anualmente, milhares de estudantes fazem sua inscrição no ENEM, o Exame do Ensino Médio, prova de caráter avaliativo que tem como principal objetivo atestar a capacidade do aluno de resolver problemas do dia a dia com base no que foi aprendido na escola.

1

Depois que o aluno faz sua inscrição pela Internet, o sistema do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização do ENEM 2017, seleciona de forma automática a escola mais próxima de sua residência para realização da prova.

No entanto, essa seleção automática, mesmo escolhendo o local mais próximo, pode não ser a melhor opção.

O candidato pode estar mais habituado a determinado caminho ou até conhecer melhor outra escola que não a selecionada pelo sistema. Nesses casos, o candidato prefere mudar o local da prova e, felizmente, isso é possível.

Aprenda a mudar o local de realização da sua prova do ENEM

Para que a aplicação dos exames seja realizada de forma organizada e para que todos os candidatos tenham dias de prova bastante tranquilos, o INEP permite a alteração do local da prova somente no período de inscrições. Assim, o candidato precisa ficar atento para não perder o prazo.

As provas, depois de confeccionadas, são encaminhadas para a escola na qual o aluno fará o exame. Portanto, o candidato não pode simplesmente decidir mudar de escola por conta própria sem avisar o INEP já que isso o impossibilitará de realizar a prova.

2

Para mudar o local de realização da prova, o candidato deve entrar no site do INEP e acessar sua área através do Portal do Participante. Para isso, ele deverá digitar seu número de CPF e a senha escolhida no momento do cadastro.

Em seguida, ele deverá escolher no menu a opção que lhe permite alterar sua inscrição. Então, é só optar pelo novo local para realizar a prova.

Seja qual for a localização do seu exame, uma boa ideia é percorrer o caminho de casa até a escola pelo menos umas 3 vezes antes do dia da prova. Assim, o candidato pode encontrar o melhor caminho, se familiarizar com o percurso e até descobrir atalhos que impedirão o atraso no dia do exame.

Cartão de confirmação

Nas edições anteriores do ENEM, os candidatos recebiam pelo correio seu Cartão de confirmação. Hoje, o envio não é mais feito por correio e o cartão se encontra disponível no Portal do Participante e também no aplicativo do ENEM.

hnads of students

Embora não seja obrigatório, é recomendado imprimir e levar o cartão nos dias de prova. Assim, o candidato pode confirmar o endereço da escola e localizar a sala de realização do exame mais facilmente.

O Cartão de confirmação contém essas informações:

  • Número de inscrição
  • Data do exame
  • Horário do exame
  • Local de realização do exame
  • Opção de língua estrangeira (quando necessário)
  • Solicitação de certificação (quando necessário)
  • Indicação de atendimentos especiais (quando necessário)

Se o candidato esquecer sua senha de acesso, ele pode recuperar pelo site do INEP e, assim, ter acesso ao Portal do Participante para alterar o local de realização da sua prova, imprimir seu Cartão de confirmação e muito mais.

super-feirao-passagens-gol