7 coisas que você deve levar em conta antes de comprar uma moto

A compra de um veículo deve ser bem pensada e planejada. Um carro ou uma moto possuem gastos diários, principalmente se são usados todos os dias, para o trabalho por exemplo. Por isso, antes de adquirir uma moto é preciso analisar vários aspectos, sobre impostos, taxas e consumo do veículo.

Taxas e impostos de uma moto

Todos os veículos geram taxas e impostos, previstos em lei estadual e federal. Para circular legalmente com a moto é necessário realizar o pagamento desses tributos na data correta. A inadimplência nesses casos gera juros sobre o valor original, e multa sobre o veículo e seu proprietário.

Um imposto muito comum é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aplicado em todos os estados do Brasil.

Em cada região a logística de cobrança é diferente. O IPVA 2019 MG, por exemplo, permite o pagamento de janeiro a março. Após esse período o valor original é modificado.

O valor do IPVA MG varia conforme o valor venal do veículo e a alíquota aplicada sobre ele. Em Minas Gerais a alíquota tem peso de 2% para motocicletas.

Além deste imposto, os proprietários precisam realizar o pagamento do Seguro DPVAT e Licenciamento. Tributos obrigatórios, e que possuem valor único para todos os veículos da categoria.

Como escolher uma moto

Antes de escolher uma moto é preciso considerar qual será a finalidade do uso da máquina. Muitas pessoas costumam adquirir uma motocicleta para trabalho, devido ao baixo consumo de combustível.

Nesse sentido, fazer uma pesquisa na internet sobre consumo, potência, motor, ficha técnica e itens de série, auxiliam no momento da compra do veículo.

Conversar com pessoas que já compraram o mesmo modelo do seu interesse, também é uma forma de saber sobre o funcionamento da moto. Principalmente porque ninguém melhor que o consumidor real para falar sobre o produto.

Depois disso, considere qual o possível valor de impostos e tributos sobre o veículo. Valor de manutenção anual, e gastos diários.

Acesse o site www.ipva2019mg.com.br e veja todo o funcionamento do IPVA no estado de Minas Gerais.

Motos mais vendidas no mercado

Se está em dúvida sobre qual moto escolher, pode analisar aquelas que são mais compradas e considerar se esta é uma boa opção.

Categoria City 

  1. Honda CG 160;
  2. Honda CB Twister;
  3. Honda CG 125;
  4. Yamaha YBR 150.

Categoria Trail

  1. Honda Bros 160;
  2. Honda XRE 300;
  3. Yamaha Crosser 150;
  4. Honda XRE 190.

Categoria Naked

  1. Yamaha MT-03;
  2. Honda CB 500;
  3. Honda CB 650;
  4. Suzuki GSX-S750.
super-feirao-passagens-gol