5 Formas de conseguir uma bolsa de estudo para faculdade

Estudantes do ensino médio podem conseguir ajuda nos custos para pagar a faculdade. As opções vão de bolsas do Governo Federal a instituições privadas que ajudam jovens e adultos de baixa renda a conseguir o tão sonhado diploma. Saiba mais!

Dicas para conseguir uma bolsa de estudo para a faculdade

Não é preciso (ao menos não ainda) desistir do sonho de ter um diploma de ensino superior. Os concluintes do ensino médio deste e de outros anos possuem algumas alternativas para custear os estudos. As cinco principais opções são:

ProUni

A sigla ProUni refere-se a Programa Universidade para Todos. Estudantes com boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos parcial (a partir de 50%) ou integral. 

As vagas são para estudar em uma universidade ou faculdade particular. O programa visa sanar dois problemas: falta de vagas na rede pública de ensino para todos os concluintes do ensino médio e dar uma oportunidade para os alunos estudarem sem pagar nada. As bolsas são apenas para quem fez o Enem a partir de 2014 e conseguir se classificar bem em suas notas. 

Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil 2018 trabalha com parceria com instituições privadas para oferecer bolsas de estudo parciais. Infelizmente não há bolsas integrais, mas em alguns cursos um desconto de até 70% da mensalidade é um grande diferencial para o aluno. 

A inscrição realizada no próprio site do programa informa na hora qual o percentual da bolsa de acordo com os documentos informados. O boleto para pagamento fica disponível também na hora e os descontos são atribuídos todos os meses logo após a matrícula. Esta ultima infelizmente deve ser paga em valor integral. 

Bolsas em instituições de ensino

Muitas faculdades estão de olho em alunos com ótimo histórico escolar no ensino médio. A ideia é esses estudantes se tornarem talentos, pesquisadores e levar adiante o nome da faculdade para uma boa fama acadêmica. As bolsas são oferecidas em concursos e anunciadas em seus sites. 

Vale uma boa pesquisa em faculdades da região se há um programa de bolsa de estudos focado em talentos do ensino médio e quais os pré requisitos. Também é interessante pesquisar se há descontos parciais em cursos com mensalidades baixas para ajudar ainda mais o estudante.

Bolsa atleta

Adolescentes com carreira promissora em algum esporte podem buscar apoio nos estudos. Em muitos casos a própria faculdade faz o convite para entrar em seu time ou representar a instituição em troca de uma bolsa parcial e integral. 

O tipo de esporte depende de quais a faculdade trabalha com time. Podem ser individuais como atletismo, judô ou coletivos para entrar no time nos jogos universitários. Também é uma oportunidade de seguir carreira como atleta profissional após finalizar os estudos ou até antes disso.

Ser funcionário da faculdade

Há ainda como opção ser funcionário de uma faculdade ou universidade. Na maior parte das instituições de ensino superior funcionários possuem desconto ou bolsa integral. Vale ler as regras e se possível se candidatar a uma vaga de emprego o mais rápido possível. 

super-feirao-passagens-gol